INSTITUCIONAL

O CIEM

O Centro de Investigação e Tratamento da Esclerose Múltipla da Universidade Federal de Minas Gerais (CIEM- UFMG) é uma instituição especializada de assistência, ensino e pesquisa na área da esclerose múltipla, da neuromielite óptica, e de outras doenças desmielinizantes do sistema nervoso central.

Nossa história

O CIEM-UFMG foi inaugurado oficialmente em 18 de março de 2000, funcionando no Hospital São Geraldo da Universidade Federal de Minas Gerais. Devido à sua organização funcional e a sua intensa atividade educacional e científica, o CIEM tornou-se modelo de Centro de Referência em esclerose múltipla no Brasil e em toda a América Latina.

Filiação

O CIEM é um centro de pesquisa filiado ao Comitê Brasileiro de Tratamento e Pesquisa da Esclerose Múltipla – BCTRIMS.

Nossa missão

Registrado no Conselho Nacional de Pesquisas (CNPq) e contando com
equipe multidisciplinar de elevada qualificação e o CIEM tem os seguintes objetivos:

1. Diagnóstico e tratamento

da esclerose múltipla, da neuromielite óptica, e de outras doenças desmielinizantes do sistema nervoso central

2. Confirmação do diagnóstico

através de ampla avaliação neurológica e laboratorial para exclusão de outras doenças.

3. Tratamento médico e acompanhamento

do paciente através da utilização de todos os exames e medicamentos disponíveis.

4. Tratamento multidisciplinar

visando a melhoria da qualidade de vida
do portador.

5. Identificação e cadastramento

dos pacientes portadores de doenças desmielinizantes no estado de Minas Gerais.

6. Investigação

de novas drogas modificadoras da doença, através de estudos cooperativos com outros centros universitários no país e n exterior.

7. Desenvolvimento de pesquisas científicas

para caracterização epidemiológica e clínica das doenças desmielinizantes do sistemanervoso central

8. Orientação e treinamento

de estudantes de medicina e Médicos Residentes, com desenvolvimento de habilidades clínicas e científicas.

9. Desenvolvimento de ações educacionais

para leigos visando a melhor compreensão da natureza doença, de suas manifestações e de seu tratamento

10. Orientação de órgãos governamentais

(Secretaria do Estado da Saúde e Ministério da Saúde) quanto à política de tratamento da esclerose múltipla, da neuromielite óptica, e de outras doenças desmielinizantes do sistema nervoso central

11. Cooperação educacional e
científica

com outros centros congêneres no Brasil e no exterior.

Projeção

CIEM se transformou em centro de referência internacional para o tratamento da esclerose múltipla devido à abordagem multidisciplinar e ao emprego das mais avançadas estratégias terapêuticas. Sua estrutura de funcionamento, integrando profissionais da saúde de diversas áreas, seus protocolos de tratamento e suas pesquisas científicas fizeram com que o CIEM se tornasse modelo na América Latina.
 

O Professor Marco Aurélio Lana, Fundador e Coordenador do CIEM, Fundador e atual Presidente do Conselho Diretor do Comitê Brasileiro de Tratamento e Pesquisa em Esclerose Múltipla (BCTRIMS), membro Fundador e Ex-Presidente do LACTRIMS (Latin America Committee for Treatment and Research in Multiple Sclerosis), tem ajudado especialistas de vários países latino-americanos a se organizarem em equipes multidisciplinares para oferecer aos portadores de esclerose múltipla de seus países melhor assistência.

Background
Angola
Luanda
Zambia
Malawi
Namibia
Botswana
Tanzania

Atividades

Atividade assistencial

As atividades assistenciais estão entre os objetivos primordiais do CIEM e visam oferecer aos pacientes de doenças desmielinizantes do sistema nervoso central orientação terapêutica multidisciplinar baseada nos mais modernos conhecimentos científicos e em estritos princípios éticos.

Atividade educacional

O CIEM promove as seguintes atividades educacionais:

  • Treinamento e capacitação de pessoal docente da UFMG (médicos, enfermeiros, fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais), pessoal discente (alunos do curso de graduação, médicos residentes e médicos pós-graduandos), assim como a funcionários da UFMG e de outros órgãos no Estado de Minas Gerais, em relação à esclerose múltipla, neuromielite óptica e outras doenças desmielinizantes do sistema nervoso central.
  • Simpósios e workshops de temas relacionados à esclerose múltipla, neuromielite óptica e outras doenças desmielinizantes do sistema nervoso central, com participação de especialistas nacionais e estrangeiros.
  • Atividades educacionais para os pacientes e seus familiares, em relação à natureza, manifestações clínicas, cuidados gerais e tratamento da esclerose múltipla, neuromielite óptica e outras doenças desmielinizantes do sistema nervoso central.

Atividade científica

Um dos objetivos principais do CIEM é o desenvolvimento de projetos e a realização de atividades de investigação científica clínica e básica em esclerose múltipla. O CIEM incentiva e proporciona condições para a realização e desenvolvimento de projetos de investigação científica nas áreas de atuação de seus departamentos científicos. Esta atividade envolve alunos de graduação e de pós-graduação, fomentando, desta maneira o treinamento na metodologia científica de futuros pesquisadores independentes.