Institucional

INSTITUCIONAL

O CIEM

O Centro de Investigação e Tratamento da Esclerose Múltipla da Universidade Federal de Minas Gerais (CIEM- UFMG) é uma instituição especializada de assistência, ensino e pesquisa na área da esclerose múltipla, da neuromielite óptica, e de outras doenças desmielinizantes do sistema nervoso central.

Nossa história

O CIEM-UFMG foi inaugurado oficialmente em 18 de março de 2000, funcionando no Hospital São Geraldo da Universidade Federal de Minas Gerais. Devido à sua organização funcional e a sua intensa atividade educacional e científica, o CIEM tornou-se modelo de Centro de Referência em esclerose múltipla no Brasil e em toda a América Latina.

Filiação

O CIEM é um centro de pesquisa filiado ao Comitê Brasileiro de Tratamento e Pesquisa da Esclerose Múltipla – BCTRIMS.

Nossa missão

Registrado no Conselho Nacional de Pesquisas (CNPq) e contando com
equipe multidisciplinar de elevada qualificação e o CIEM tem os seguintes objetivos:

1. Diagnóstico e tratamento

da esclerose múltipla, da neuromielite óptica, e de outras doenças desmielinizantes do sistema nervoso central

2. Confirmação do diagnóstico

através de ampla avaliação neurológica e laboratorial para exclusão de outras doenças.

3. Tratamento médico e acompanhamento

do paciente através da utilização de todos os exames e medicamentos disponíveis.

4. Tratamento multidisciplinar

visando a melhoria da qualidade de vida
do portador.

5. Identificação e cadastramento

dos pacientes portadores de doenças desmielinizantes no estado de Minas Gerais.

6. Investigação

de novas drogas modificadoras da doença, através de estudos cooperativos com outros centros universitários no país e n exterior.

7. Desenvolvimento de pesquisas científicas

para caracterização epidemiológica e clínica das doenças desmielinizantes do sistemanervoso central

8. Orientação e treinamento

de estudantes de medicina e Médicos Residentes, com desenvolvimento de habilidades clínicas e científicas.

9. Desenvolvimento de ações educacionais

para leigos visando a melhor compreensão da natureza doença, de suas manifestações e de seu tratamento

10. Orientação de órgãos governamentais

(Secretaria do Estado da Saúde e Ministério da Saúde) quanto à política de tratamento da esclerose múltipla, da neuromielite óptica, e de outras doenças desmielinizantes do sistema nervoso central

11. Cooperação educacional e
científica

com outros centros congêneres no Brasil e no exterior.

Projeção

CIEM se transformou em centro de referência internacional para o tratamento da esclerose múltipla devido à abordagem multidisciplinar e ao emprego das mais avançadas estratégias terapêuticas. Sua estrutura de funcionamento, integrando profissionais da saúde de diversas áreas, seus protocolos de tratamento e suas pesquisas científicas fizeram com que o CIEM se tornasse modelo na América Latina.
 

O Professor Marco Aurélio Lana, Fundador e Coordenador do CIEM, Fundador e atual Presidente do Conselho Diretor do Comitê Brasileiro de Tratamento e Pesquisa em Esclerose Múltipla (BCTRIMS), membro Fundador e Ex-Presidente do LACTRIMS (Latin America Committee for Treatment and Research in Multiple Sclerosis), tem ajudado especialistas de vários países latino-americanos a se organizarem em equipes multidisciplinares para oferecer aos portadores de esclerose múltipla de seus países melhor assistência.

Atividades

Atividade assistencial

As atividades assistenciais estão entre os objetivos primordiais do CIEM e visam oferecer aos pacientes de doenças desmielinizantes do sistema nervoso central orientação terapêutica multidisciplinar baseada nos mais modernos conhecimentos científicos e em estritos princípios éticos.

Atividade educacional

O CIEM promove as seguintes atividades educacionais:

  • Treinamento e capacitação de pessoal docente da UFMG (médicos, enfermeiros, fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais), pessoal discente (alunos do curso de graduação, médicos residentes e médicos pós-graduandos), assim como a funcionários da UFMG e de outros órgãos no Estado de Minas Gerais, em relação à esclerose múltipla, neuromielite óptica e outras doenças desmielinizantes do sistema nervoso central.
  • Simpósios e workshops de temas relacionados à esclerose múltipla, neuromielite óptica e outras doenças desmielinizantes do sistema nervoso central, com participação de especialistas nacionais e estrangeiros.
  • Atividades educacionais para os pacientes e seus familiares, em relação à natureza, manifestações clínicas, cuidados gerais e tratamento da esclerose múltipla, neuromielite óptica e outras doenças desmielinizantes do sistema nervoso central.

Atividade científica

Um dos objetivos principais do CIEM é o desenvolvimento de projetos e a realização de atividades de investigação científica clínica e básica em esclerose múltipla. O CIEM incentiva e proporciona condições para a realização e desenvolvimento de projetos de investigação científica nas áreas de atuação de seus departamentos científicos. Esta atividade envolve alunos de graduação e de pós-graduação, fomentando, desta maneira o treinamento na metodologia científica de futuros pesquisadores independentes.