Uma das missões do CIEM é orientar e treinar estudantes de Medicina, médicos e profissionais da saúde a desenvolverem habilidades clínicas e científicas. Vinculado ao Programa de Pós Graduação, às Ações de Extensão Universitária, à Iniciação Científica Voluntária e ao Curso de Fellowship em Doenças Desmielinizantes do Sistema Nervoso Central da Faculdade de Medicina UFMG, o CIEM promove à sua equipe melhor compreensão da natureza das doenças desmielinizantes do sistema nervoso central, de suas manifestações e de seu tratamento.
O CIEM desenvolve, regularmente durante todo o ano, extenso programa educacional em doenças desmielinizantes do SNC.
Público alvo
- Acadêmicos de Medicina
- Médicos Residentes (Neurologia, Oftalmologia, Clínica Médica e Pediatria),
- Neurologistas
- Oftalmologistas
- Pediatras
- Outros Profissionais de Saúde (Fisioterapeutas, Fonoaudiologistas, Enfermeiras, e Técnicos)
Ambulatório Supervisionado
Membros do Staff do CIEM participam ativamente do atendimento ambulatorial supervisionando as atividades dos participantes, orientando a coleta da história, a realização do exame físico, a interpretação dos exames de imagem e de laboratório, a discussão sobre o diagnóstico, a conduta terapêutica, e o prenchimento dos prontuários do HC e o dos protocolos específicos para o banco de dados do CIEM.
Sessões Educacionais Semanais por Webinar
- CIEM’s Grand-Rounds: The case of the Month
- A Topic in Review
- CIEM’s Choice Top 3
- O Estado Atual de Minha Pesquisa
- Writing and Publishing Workshop
- CIEM’s Breakthrough
Sessão Semanal de Acompanhamento Individual
Reunião individual de cada participante do Programa com um dos Membros do Staff do CIEM para supervisão e orientação das atividades específicas em desenvolvimento, tais como preparação de documentação científica, preparação de apresentações ou posters, desenvolvimento da pesquisa, etc
Preparação de Comunicações Científicas e Posters para Congressos Nacionais e Internacionais
Anualmente o CIEM participa de Congressos realizados no Brasil e no exterior com realização de palestras ou apresentações de Comunicações Científicas em Plataforma ou por Posters. Os membros do Corpo Discente do CIEM tem a oportunidade de paticipar de forma ativa na preparação e redação destes trabalhos e de apresentá-los nos Congressos.
Participação em pesquisas científicas e na redação de artigos científicos para publicações
Os Membros do Corpo Discente do CIEM participam da realização de trabalhos científicos para publicação em periódicos médicos internacionais. Várias pesquisas se encontram em desenvolvimento no CIEM na área de doenças desmielinizantes do SNC e no campo da neuro-oftalmologia.
Conheça nossos programas de educação:
- Iniciação Científica Voluntária
- Objetivo: despertar vocação científica e incentivar talentos dos(as) estudantes de graduação em Medicina; proporcionar aos(às) estudantes, orientado(a)s por pesquisadores(as) qualificados(as), a aprendizagem de técnicas e métodos científicos; estimular e desenvolver o pensamento científico e a criatividade despertada a partir do confronto com os problemas de pesquisa.
- Público alvo: estudantes de Medicina da UFMG que se interessam em participar de projetos de Iniciação Científica, mas não possuem bolsa de órgãos financiadores.
- Duração: 12 meses
- Processo de seleção: fluxo contínuo (no momento não temos vagas disponíveis)
- Informações: https://www.ufmg.br/prpq/
- Ação de Extensão “Centro de Investigação em Esclerose Múltipla”
- Objetivo: Promover ações de apoio aos portadores de doenças desmielinizantes e informação a profissionais de saúde, cuidadores e portadores de doenças desmielinizantes
- Público alvo: Comunidade UFMG e profissionais da saúde com interesse em participar de uma ação de extensão na área de Doenças Desmielinizantes do Sistema Nervoso Central.
- Duração: mínimo 12 meses
- Processo de seleção: Fluxo contínuo
- Informações: https://sistemas.ufmg.br/siex/AuditarProjeto.do?id=64793
- Curso de Fellowship em Doenças Desmielinizantes do Sistema Nervoso Central
- Objetivo: Promover atividades de extensão de aspecto assistencial, educacional e de pesquisa a médicos com interesse na área de Doenças Desmielinizantes do Sistema Nervoso Central
- Público alvo: Médicos neurologistas, com interesse no aprimoramento profissional na área de Doenças Desmielinizantes do Sistema Nervoso Central
- Duração: 12 meses
- Processo de seleção: O processo de seleção será feito por avaliação de carta de recomendação, entrevista e análise de currículo no final do ano letivo. Neste último, serão avaliados publicações e apresentações científicas, títulos e experiência profissional.
- Informações:https://sistemas.ufmg.br/siex/AuditarCurso.do?id=63966
- Programa de Pós Graduação em Ciências Aplicadas à Cirurgia e a Oftalmologia – Nível Mestrado e Doutorado
- Objetivo: Promover pesquisas stricto sensu em Cirurgia e Oftalmologia que visem responder hiatos do conhecimento, por meio da correta aplicação do método científico, formando mestres e doutores para que se tornem docentes e pesquisadores qualificados, que levem à melhora na qualidade da atenção à saúde no país e no mundo.
- Público alvo: Médicos e profissionais da saúde com interesse no aprimoramento profissional na área de Doenças Desmielinizantes do Sistema Nervoso Central
- Duração: 24 (vinte e quatro) meses para o mestrado e 48 (quarenta e oito) meses para o doutorado
- Processo de seleção: Disponível em https://www.medicina.ufmg.br/cpgcirurgiaoft/processo-seletivo/
- Informações: https://www.medicina.ufmg.br/cpgcirurgiaoft/processo-seletivo/
Os membros do CIEM participam de grandes eventos científicos da área, BCTRIMS Annual Meeting, Congresso do Hospital São Geraldo e Simpósio do CIEM, apresentando seus trabalhos científicos como plataformas orais e banners. A produção de artigos científicos de grande qualidade, reconhecidos por periódicos científicos internacionais, possibilita a equipe multidisciplinar grande respeito com a comunidade científica.
O CIEM promove discussões semanais quanto às técnicas de redação científica, revisões de casos clínicos e aprimoramentos no desenvolvimento dos projetos científicos, faz com que os profissionais do CIEM estejam em constante aperfeiçoamento (atualização, aprendizado).