Atividades


Atividade assistencial

As atividades assistenciais estão entre os objetivos primordiais do CIEM e visam oferecer aos pacientes de doenças desmielinizantes do sistema nervoso central orientação terapêutica multidisciplinar baseada nos mais modernos conhecimentos científicos e em estritos princípios éticos.

 

Atividade educacional

O CIEM promove as seguintes atividades educacionais:

  • Treinamento e capacitação de pessoal docente da UFMG (médicos, enfermeiros, fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais), pessoal discente (alunos do curso de graduação, médicos residentes e médicos pós-graduandos), assim como a funcionários da UFMG e de outros órgãos no Estado de Minas Gerais, em relação à esclerose múltipla, neuromielite óptica e outras doenças desmielinizantes do sistema nervoso central.
  • Simpósios e workshops de temas relacionados à esclerose múltipla, neuromielite óptica e outras doenças desmielinizantes do sistema nervoso central, com participação de especialistas nacionais e estrangeiros.
  • Atividades educacionais para os pacientes e seus familiares, em relação à natureza, manifestações clínicas, cuidados gerais e tratamento da esclerose múltipla, neuromielite óptica e outras doenças desmielinizantes do sistema nervoso central.

 

Atividade científica

Um dos objetivos principais do CIEM é o desenvolvimento de projetos e a realização de atividades de investigação científica clínica e básica em esclerose múltipla. O CIEM incentiva e proporciona condições para a realização e desenvolvimento de projetos de investigação científica nas áreas de atuação de seus departamentos científicos. Esta atividade envolve alunos de graduação e de pós-graduação, fomentando, desta maneira o treinamento na metodologia científica de futuros pesquisadores independentes.